Blog

DE JOELHOS – por Silas Cartonilho

 |  | No Comments

Mais um ano se inicia, e todos nós (ou quase todos) fomos tomados por um sentimento de um novo começo, de um fôlego novo. Sentimos sim uma sensação de forças renovadas, esperanças firmadas e é claro, a ressurreição de nossos sonhos. Isso tudo porque sempre que nossa mente entende que uma fase nova se inicia em nossa vida, passamos a encarar as coisas com um pouco mais de entusiasmo. É assim na faculdade, no namoro, no noivado, num emprego novo, em um novo lar, no ministério. Em cada área das nossas vidas há um novo começo, e isso é muito bom.

Veja bem, hoje vou falar de uma coisa extremamente admirável, pois quero aproveitar que o seu coração e a sua visão estão renovados, para que assim você se entregue àquilo que é a vontade de Deus pra sua vida por todo este ano. Assim, no final de 2013 você poderá olhar para trás e ver que sua vida foi radicalmente diferente, e não se sentirá frustrado, mas feliz.

Um dia o apóstolo Paulo escreveu aos efésios e disse uma coisa que certamente revelou sua devoção diante do Senhor. Ele falou àquela igreja sobre as riquezas celestiais que nós, como corpo de Cristo, recebemos por causa de Seu braço forte e Sua vitória incontestável sobre principados e potestades, tanto no presente século como no porvir. E então ele disse o que será o antídoto para que o seu 2013 seja diferente. Você imagina o que seja?

Ah, claro. Claro que você já me conhece e muito provavelmente sabe que eu não vou falar aqui uma daquelas maneiras baratas de se ‘conquistar’ a Deus como dizem por aí, não é mesmo? Muito bem… Se você pensou, pensou e não chegou a conclusão nenhuma, vamos lá…

“Por causa disso me ponho de joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo [...] para que segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais revestidos com poder pelo seu Espírito [...] para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração.” – Efésios 3:14,16.

Aqui está! Aqui está!

Isso que tem feito meu coração se encher de ânimo quando consigo passar tempo com Deus, e me constranger quando, por causa das correrias da vida, fiquei um dia ou outro sem me render a Ele. Paulo deu a dica!

Quero que você entenda que, quando Paulo disse isso, não estava usando figura de linguagem. Não estava querendo dizer que orava de qualquer jeito, mas pra simplificar escreveu que se colocava de joelhos, não. Ele se ajoelhava MESMO!

Sim, sabemos que os rituais exteriores não impressionam a Deus. Estou certo de que alguém andando pelo parque pode sim ter muito mais reverência em sua oração do que alguém que está orando na igreja. Alguém pode sim, a caminho de casa, orar com tanta reverência e amor por Deus que obtém mais respostas do que alguém que de alguma forma é conhecido como “a pessoa que ora bem”. Isso porque nós vemos o exterior, mas Deus vê o coração. Mas sabe, a verdade é que a graaaande maioria de nós faz de tudo, mas a última coisa que fazemos é orar; e eu falo isso com segurança. Não estou falando dessa oração que você faz na fila do banco, enquanto espera o elevador, quando algo precisa acontecer rápido pra você nos negócios da vida, não.
Estou falando do que o apóstolo falou: Orar de Joelhos!

Jesus ensinou aos seus discípulos que eles deveriam imitar a ocasião da Santa Ceia. Isso também é um ritual, mas foi ordenado pelo Senhor para que tenhamos ele e Seu sacrifício em memória. Da mesma forma o orar de joelhos. É um ‘ritual’ exterior que nos leva à consciência da nossa necessidade interior. De joelhos nós estamos declarando ao Senhor que dependemos d’Ele e de sua potente mão pra tudo em nossa vida. De joelhos nos colocamos em nosso lugar de pequenez pra que Aquele que é mais alto do que nós nos carregue em Seus braços e nos leve à sua perspectiva.

Sabe por que muitos medos continuam a dominar o seu coração ano após ano, algumas áreas da sua vida não vão pra frente e por que você não sente que está fluindo dentro do que Deus diz em Sua palavra? Porque você não gasta tempo em oração.

Nós preferimos achar que somos cheios do Espírito Santo só porque somos convertidos há 5, 10, 20 ou mais anos, ou porque vamos à igreja assiduamente todas as semanas. E isso, pra Deus, não é estar ‘de joelhos’.

De joelhos nós reconhecemos a verdadeira medida da nossa estatura, e rendemos os nossos talentos para que o Senhor nos use como Ele quer.
De joelhos nos sentimos sim aflitos, desejosos por respostas, angustiados…Mas em meio à oração logo percebemos que este é o melhor lugar e o melhor momento para estar assim.

Você precisa de entusiasmo? Então vá se ajoelhar.

Observe um chafariz de pedra destes que ficam no meio das praças.
Eles ficam ali por anos, e a água passa continuamente por dentro deles… Mas passam-se os anos e eles continuam os mesmos, de pedra. Não mudaram em nada.

Assim também é aquele que tem anos de conversão, tem cargos de renome no ministério, tem carisma… Mas não cultiva o hábito de se ajoelhar diante de Deus. Continuam vazios e sem mudanças consideráveis em suas vidas, seja em qual for a área, pois não sabem se ajoelhar!

Espero que você imite o apóstolo Paulo.

Aproxime-se de Deus e se coloque de joelhos em seu momento de devoção. Eu posso te garantir que você, se for fiel, perceberá a diferença.
Passará a ouvi-lO falar, a perceber as respostas às suas orações para aquelas questões que você considerava impossível, e entender que Deus busca aquele que O busca!

Não se engane. Você sabe se está vivendo uma vida cristã de verdade, ou se ainda está brincando com Deus. Algumas coisas só mudarão dentro de você quando você se colocar de joelhos!

E no decorrer dos dias você vai perceber que, enquanto está de joelhos
diante dEle…

Ele te coloca de pé diante de tudo!

Deus te abençoe!

Silas Cartonilho
(perfil de Silas Cartonilho) Siga-me no twitter: @SilasCartonilho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Share to Google Buzz
Share to Google Plus
Categories: Colunista, Comunhão, Cristão, Cristo, Espírito Santo, Estudo, Evangelhismo, Silas Cartonilho

Leave a Comment

Your email address will not be published.

  • Bíblia

    Pesquise nas Escrituras
    [ Ex.: graça | Ex.: Gn 1:1-10 ]
  • Ultimas no Twitter